Em plena Copa do Mundo o time Volkswagen decidiu fazer uma substituição na equipe: sai de campo o veterano Gol, de 42 anos, entra o reestilizado Polo Track, uma versão mais simples do Polo que chegou em outubro às lojas.
As primeiras fotos oficiais do Polo Track estão no site da montadora e já foi aberta pré-venda do modelo nesta sexta-feira (11/11) por R$ 79.990,00. Patamar de preço pouquinho acima do Gol e dos concorrentes Argo e HB20. O novo carro é uma reestilização da versão antiga com algum requinte.
Agora a Volkswagen disponibiliza dois modelos do Polo nas concessionárias. O novo Polo, apresentado no mês passado, que segue um visual semelhante ao que o carro tem na Europa (apesar de não ser o mesmo carro) e o Polo Track, que é o antigo Polo reestilizado para ocupar o lugar do Gol. Ambos são produzidos sobre a mesma plataforma.
Nesse novo Polo Track a VW mudou o para-choque e a grade frontal. Os faróis têm o mesmo desenho externo da linha anterior, mas por dentro foram redesenhados. Traseira também ganhou lanternas redesenhadas, seguindo o que apresenta o modelo novo que já está nas concessionárias.
O restante é o mesmo carro que já estava nas lojas, inclusive por dentro. A novidade está apenas na decoração do banco. Nada que cause grande impacto.
O Polo Track de R$ 79.990,00 tem quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas. Rádio, volante multifuncional, computador de bordo e antena no teto estão em pacote adicional. Porém quem compra o carro na pré-venda não paga nada a mais pela versão com todos os acessórios citados neste parágrafo.
Nada de motor turbo para o Polo Track, que será exclusividade do Polo. Lembro aqui que são dois carros distintos.
O motor é o 1.0 aspirado flex de três cilindros, o mesmo que usa o Gol e rende 84cv e 10,3 kgfm de torque. Ele só terá câmbio manual.
Com essas mudanças na linha, o Polo Track passa a ser o carro mais barato da Volkswagen no Brasil e assume a posição que nos anos mais recentes foi de Gol, Fox e Up. Acima do Polo Track está o novo Polo.
Gol se despede em dezembro
O Gol chega ao fim em dezembro e está sendo vendido em uma série especial, a última produzida que está saindo de Taubaté (foto abaixo). Depois o modelo será extinto, já que ele não é mais produzido em nenhuma outra fábrica do grupo.
A Volkswagen preparou também um comercial em que deixa claro ao seu público que o Polo Track é o novo Gol. Assista aqui.
O nome Gol poderá voltar futuramente em outro modelo da marca. A Volkswagen não confirma essa informação.