A Volvo apresentou nesta quarta-feira, em Estocolmo, seu carro tido como mais avançado de todos os tempos. O EX90 é um SUV de 7 lugares totalmente elétrico que faz a montadora virar uma chave.
A partir de agora, apenas veículos 100% elétricos serão lançados pela montadora. A meta é lançar um por ano e em 2030 ter um catálogo apenas de totalmente elétricos. Os atuais híbridos em linha serão os últimos.
É um esforço global da marca para reduzir as emissões de carbono. O EX90 será montado primeiramente nos Estados Unidos e depois na China. “O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo”, disse Jim Rowan, chefe executivo da Volvo. “O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos”.
Como é o Volvo EX90
A montadora classifica o modelo como um computador altamente avançado sobre rodas. Um sistema central executa quase todas as funções do carro – de segurança a infoentretenimento, passando pelo gerenciamento das baterias. Softwares e hardwares usados em jogos de computador vão garantir experiência a bordo, como por exemplo no head up display de alta definição.
É possível controlar funções do carro pelo celular. Assim como um smartphone, o sistema irá receber atualizações constantes, garante a gigante sueca. O modelo virá com conexão 5G embutida no veículo.
O EX90 vem com tração integral e tem motores de 380 kW e 910 Nm, com 600 km de autonomia em uma única carga. Ele carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Ele vem com a possibilidade de carga bidirecional, ou seja, será possível alimentar uma casa usando a energia do carro, em situações extremas.
O Volvo EX90 é composto por aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, e cerca de 15% do plástico total usado no carro reciclado – o mais alto nível de uso de plásticos reciclados que qualquer carro Volvo anterior.