O Hyundai HB20 voltou a ser líder de vendas mensais no Brasil. É o que aponta o novo levantamento da Fenabrave sobre as vendas de outubro. O HB20 destronou o Fiat Strada, que ainda lidera com certa folga no acumulado do ano, mas foi apenas o terceiro mais vendido do mês. Coube ao GM Tracker o segundo posto em outubro.
Entre as marcas, a Fiat voltou a liderar em outubro, seguida pela GM e pela Volkswagen, mesmo pódio se considerarmos todas as vendas do ano até aqui.
Após um bom outubro, com alta de 14,8% nas vendas de zero quilômetro em relação a outubro do ano passado, o acumulado do ano ainda apresenta saldo negativo de 3,5% em relação a 2021, mas já é menor do que os 5,1% de queda no acumulado até setembro. “Há possibilidade de que encerre o ano com saldo positivo”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave, a dois meses do fim deste prazo.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano foram comercializados 1,563 mi modelos, contra 1,619 mi em 2021. Em relação a setembro deste ano, a queda foi de 6,6%. “A retração se deve ao menor número de dias úteis, 21 em setembro contra 20 em outubro”, explica o mandatário.
Nos números por segmentos, chama a atenção um aumento na comercialização de modelos elétricos ou eletrificados. Com mais 4.460 vendas em outubro, já são 38.704 em 2022, 43,6% a mais do que no mesmo período de 2021.