Como o Brasil e seus vizinhos estão posicionados no mundo verde dos carros?

Países latinos estão bem na questão de geração de energia limpa, mas atrasados na fabricação dos carros elétricos ou híbridos

O futuro é elétrico e praticamente todas as marcas de veículos caminham para substituir os atuais motores para novos elétricos ou híbridos. Isso está acontecendo no mundo todo e é inevitável que o Brasil e toda a América Latina entre no circuito.

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Mas em que pé estamos nessa caminhada global para o “carro verde”? Analisamos dados sobre energia e a boa notícia que você vai encontrar nesse texto é que nossa região passa longe do estigma de “vira-latas” nesse assunto.

Veículos ecológicos estão relacionados mais à cadeia de energia em si do que a apenas o veículo visto de forma individual. Significa dizer que não basta o carro ser elétrico se a energia que sai da tomada é gerada por uma usina que funciona com carvão. Captou?

Usina hidrelétrica de Itaipu gera energia limpa para o Brasil e para o Paraguai (foto: Itaipu/ divulgação)

Já temos a geração limpa…

Por isso é importante que os países tenham geradores limpos de energia. A boa notícia é que a América Latina sempre caminhou na frente quando o assunto é geração de energia limpa. O Brasil é protagonista nessa questão e tem quase 90% de tudo o que é gerado no país vindo de fontes limpas.



Nossos principais rivais automotivos (México e Argentina) têm menos de 35% de energia limpa gerada no total. Esses dois países são “rivais automotivos” porque têm indústria automobilística ativa e relevante, como o Brasil, e produzem veículos similares ao Brasil, figurando como concorrentes diretos no mercado.

O líder na geração de energia limpa é o Paraguai, que consome 100% do que gera de fontes limpas. Só sete países do mundo tem esse privilégio atualmente e o Paraguai consegue isso porque recebe quase toda a energia da Usina de Itaipu, da qual é sócio junto com o Brasil.

Mais de um quarto da energia gerada na América Latina vem de fontes renováveis, e isso é o dobro da média global.

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…mas faltam os carros limpos

Falta agora a outra ponta do processo: a produção e a venda do carro elétrico. Nesse ponto ainda engatinhamos. Isso porque as grandes marcas estão dando preferência para seus países com maior mercado.

A Toyota produz no Brasil carros híbridos já há alguns anos. Híbridos são os carros que são movidos por motores elétricos que são alimentados por motores convencionais.

SUV da Great Wall, que chega ao Brasil em 2023 (foto: Great Wall/ divulgação)

Atualmente apenas marcas chinesas estão investindo em fábricas no Brasil exclusivas para veículos elétricos. A primeira é a Great Wall, que começa a operar em 2023 e em seguida chegarão BYD – que pretende assumir a fábrica da Ford na Bahia – e a Caoa Chery, que informou em maio que venderia carros elétricos fabricados no Brasil.

As antigas grandes marcas, como Volkswagen e Chevrolet, decidiram por enquanto investir em fábricas elétricas no México. Esses produtos deverão chegar ao Brasil em breve, importados.

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