Ford aposenta o Fiesta na Europa e recorre à VW para meta de elétricos

Linha de elétricos da Ford na Europa será baseada na arquitetura desenvolvida pela Volkswagen

O Fiesta é mais uma vítima da reestruturação que a Ford realiza em suas unidades por todo o planeta para virar uma empresa produtora de veículos elétricos. O Fiesta já não existe no Brasil desde 2019 e na Europa será produzido até metade de 2023.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Agora: veja outros destaques do mundo automotivo em nossa home!

O Fiesta é um produto da Ford lançado em 1976 e atualmente é produzido na Alemanha, em uma fábrica que a partir de 2024 produzirá veículos elétricos em parceria com a Volkswagen. A Ford planeja ter uma linha 100% elétrica até 2030 na Europa.

Junto ao Fiesta serão aposentados outros dois modelos: o Galaxy e o S-Max, ambos mini-vans também existentes atualmente na Europa. Nenhum destes carros terá um produto substituto imediato. Porém a Ford já garante que vai lançar pelo menos três carros elétricos que serão produzidos nas fábricas onde estes produtos são construídos hoje. A empresa não informou quais novos modelos colocará no mercado.

Desde 2020 a Ford promove uma mudança radical em sua estrutura. Isso incluiu o encerramento de operações no Brasil e na Índia. A empresa também encerrou modelos e o Fiesta é um símbolo desta mudança: sumiu da América Latina, da Ásia e atualmente só é feito e na Europa. Sua despedida, portanto, já era esperada.

As vendas do modelo também falam por si: em Agosto a empresa vendeu 45% menos Fiestas em comparação com o mesmo período de 2021.

Associação com a VW

A Ford está um pouco atrasada em relação aos seus concorrentes na eletrificação de modelos. Por isso a empresa se associou à Volkswagen para acelerar a oferta de elétricos em sua linha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Ford quer deixar de produzir carros à gasolina até 2030 e para isso utilizará a plataforma da Volkswagen em parte de seus novos modelos. Essa estrutura é a mesma que a VW utiliza nos elétricos ID3 e ID4, disponíveis na Europa e nos Estados Unidos.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES