A possibilidade de neve no Brasil a partir desta quinta-feira (20) viralizou nas redes sociais nesta semana. Ao mesmo tempo em que muitos criaram a expectativa por presenciar o fenômeno, as autoridades alertam para os cuidados. E um deles é para os motoristas nas estradas.
Em Santa Catarina, um dos Estados em que pode nevar, há a recomendação para que os turistas evitem se deslocar para a região serrana. A Polícia Rodoviária estadual divulgou algumas recomendações aos motoristas e alertou para a formação de gelo sobre o asfalto. A polícia ainda prepara sal para ser jogado na pista e evitar a formação de gelo.
Nessa situação de gelo na estrada, a recomendação é de que os motoristas evitem aceleração e desaceleração brusca e distância segura entre os veículos. As rodovias podem até ser interditadas nessas situações.
Veja as orientações
- Com a temperatura menor, a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior;
- Os cuidados começam com a manutenção do carro. É preciso verificar a bateria, nível do óleo, freios, radiador, faróis e lanternas. O sistema de ignição também precisa estar em ordem e a calibragem dos pneus deve ser verificada. Devem tomar a precaução de adicionarem ao líquido dos radiadores de seus veículos, anticongelantes, para evitarem maiores problemas e surpresas;
- Quando for ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no teto, capô e vidros. Antes de sair com o veículo limpe os vidros embaçados para melhorar a visibilidade – ligar o ar condicionado pode ajudar. É obrigatório, mesmo de dia, ligue os faróis e as lanternas: é essencial os outros motoristas conseguirem te enxergar;
- Observe as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista, nestes locais redobre a atenção, como também nas áreas de sombra sobre a pista e observe se realmente há a presença de gelo.
Cuidados na neve
A situação é incomum para brasileiros, mas diante da necessidade durante uma viagem, por exemplo, o motorista deve estar atento. Dirigir na neve exige muitos cuidados e atenção, pois a pista fica mais escorregadia.
É recomendado que antes de sair, o motorista busque informações sobre a previsão e condições das estradas. Além dos cuidados básicos com o veículo, como checagem de baterias, óleo, freios, faróis e lanternas, o motorista deve estar atento ao modelo do pneu. O ideal é um modelo próprio para neve, com mais aderência.
Antes de ligar o carro, é ideal também remover todo excesso de gelo no para-brisa e no capô. Ao sair, o motorista deve se certificar de ser visto – os faróis devem ser mantidos sempre acesos. Também é aconselhável manter uma distância segura dos outros veículos, pois as pistas ficam mais lisas com o gelo.