Transformar a central multimídia do veículo em um vídeo game não parece a primeira vista uma boa ideia. Autoridades norte-americanas já mostraram preocupação, mas as montadoras garantem que a função só estará disponível com o carro parado.
Volvo, Volkswagen e BMW já anunciaram que estão desenvolvendo jogos para suas centrais em níveis diferentes. Nesta terça-feira (11) a BMW anunciou parceria com a Airconsole para oferecer jogos em suas centrais multimídia.
A Airconsole tem uma gama de jogos para Android que vão desde quizzes até jogos lineares (veja aqui). A proposta é que eles rodem na central multimídia e o controle seja feito com o celular dos ocupantes funcionando como joystick.
A Tesla já liberou jogos em seus carros este ano. Nesse caso a tela exibe um aviso que o jogo deve ser executado apenas com o carro parado ou com o piloto automático ativado. Porém ele não impede a execução do aplicativo se o carro estiver rodando fora do piloto automático.
Veja como os jogos funcionam na central do Tesla Model 3:
Jogo da Cobrinha na VW
O novo Polo, lançado agora em outubro, será o primeiro da marca alemã no Brasil com um jogo nativo na central multimídia. É o jogo da cobrinha, que ficou famoso nos celulares da Nokia no passado.
Segundo Matheus Arantes, gerente de engenharia da VW, a empresa trabalhou em um sistema em que o smartphone funciona como joystick e assim vai permitir que até quem esteja nos bancos de trás consiga jogar. Na Europa os carros da empresa já estão oferecendo jogos que só funcionam com o carro parado.
A proposta da Volvo torna a da Volkswagen modesta. A empresa fechou parceria com a desenvolvedora do jogo Fortnite para a criação de uma nova interface com elementos 3D para a central de seus carros, incluindo aplicativos que são jogos.
Tecnologia preocupa
Embora as montadoras garantam que o sistema é para ser jogado com o veículo parado, a proibição pode ser burlada. Outro problema é que a liberação de jogos pode incentivar o crescimento das centrais multimídia de marcas que permitam a diversão mesmo com o veículo em movimento. Por exemplo, enquanto a BMW limita oficialmente o serviço, uma central adquirida em uma loja pode liberar o recurso e as autoridades de trânsito não terão controle sobre isso.
Órgãos norte-americanos estão preocupados que a evolução das centrais multimídia possam aumentar as mortes por acidentes envolvendo motoristas distraídos. Em 2020 foram 3142 mortes deste tipo contabilizadas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
No Brasil é proibida a instalação de equipamentos de entretenimento nas centrais que funcionem com o veículo em movimento, de acordo com a resolução 242 do Contran. Assim, é proibido para quem está nos bancos da frente do veículo ver filme, jogar ou navegar na internet na central com o veículo em movimento.
Apenas aparelhos instalados para os ocupantes dos bancos traseiros é que podem ter a função livre mesmo com o veículo circulando. Quem descumpre comete uma infração grave e o carro pode ficar retido até que a central seja retirada.