A surreal alta de preços dos carros tem feito o consumidor deixar de lado a predileção por SUVs, cada vez mais caros, e voltar a comprar modelos menores e mais baratos. Dos oito modelos mais vendidos em agosto, sete foram hatchs, além do vencedor, a picape Strada.
A Strada, aliás, ampliou a liderança no acumulado do ano, ao vender 14,1 mil unidades em agosto e chegar a 76 mil unidades em 2022. Os dados são da Fenabrave.
Os outros mais vendidos de agosto foram: VW Gol (11,7 mil), Hyundai HB20 (10,9 mil), GM Onix, GM Onix Plus, Fiat Mobi, Fiat Argo e Renault Kwid. O primeiro SUV a quebrar a sequência foi o GM Tracker, na 9ª colocação.
No acumulado do ano, o SUV melhor colocado é o VW T-Cross, na 6ª posição. Entre as marcas, a Fiat segue dominando as vendas, com 21,9% do mercado. GM e Volkswagen fecham o pódio.
Em agosto do ano passado, dos oito modelos mais vendidos no Brasil, 4 eram SUV – Compass, Renegade, Creta e T-Cross. De lá para cá, com os preços seguindo em alta, os modelos menores foram voltando a ganhar espaço. E, enquanto os preços não baixarem, aparentemente será assim daqui para frente.