Depois de uma ligeira queda nas vendas globais desde que mudou de geração em 2020, o Hyundai Santa Fé passa por discussões internas sobre seu futuro. Agora se sabe que a Hyundai vai mexer novamente no carro porque um canal de tv local da Coreia do Sul mostrou um Santa Fé ainda em fase de desenvolvimento.
A mudança é questão de corrida contra o tempo para a Hyundai. O modelo atual é a quarta geração do Santa Fé (foto abaixo) e está disponível no hemisfério norte desde 2020. A renovação não agradou tanto e ele perdeu mercado.
Na terra natal da Hyundai, a Coreia do Sul, o SUV perdeu o título de mais vendido em sua categoria para o Kia Sorento. Uma briga dentro de casa, já que a Kia é da Hyundai.
Voltando ao protótipo flagrado, ele atende internamente pelo nome de “projeto MX5”. As imagens dele foram exibidas pelo canal Jungyoung Teak. A grande surpresa no carro está no desenho com linhas mais retas e, pelo que se nota, com mais cara off-road (à la Defender) do que a proposta que vinha sendo vendida até agora.
Os faróis têm forma quadrada, os assentos tem um desenho especial voltado ao conforto e, segundo os meios coreanos, aparenta ter maior espaço interno para os ocupantes da parte de trás.
Embora coreano, o nome Santa Fé é uma homenagem à cidade estadunidense de Santa Fé. Seu batismo foi uma estratégia do início deste século da Hyundai para popularizar seus modelos nos Estados Unidos. E deu certo.
No Brasil o carro está fora de linha e não há uma posição oficial do Grupo Caoa sobre sua importação ou montagem em um futuro próximo.