Você tem R$ 100 mil no bolso e quer comprar um carro zero no Brasil de 2022. Que modelos você conseguiria comprar nas concessionárias de cada marca? Turboway fez a pesquisa entre as marcas que produzem veículos no país:
Chevrolet
Onix (a partir de R$ 77 mil) e Onix Plus (R$ 82 mil) em suas versões básicas e intermediárias. A Chevrolet Spin, que até outro dia tinha uma opção por menos de R$ 100 mil já não é possível encontrar nesse limite de preço.
Fiat
Mobi (a partir de R$ 65 mil) em todas as versões, Fiat Argo (a partir de R$ 76 mil) em todas as versões, Fiat Cronos (R$ 87 mil) também em todas as versões, Fiat Pulse (R$ 99 mil) apenas na versão manual, a mais barata. Fiat Strada (R$ 97 mil) apenas em sua versão mais básica com cabine simples e o velho motor 1.4.
Renault
O Kwid é o carro zero quilômetro mais barato do país e sai por R$ 64 mil. O Sandero convencional tem versão única e sai por R$ 83 mil. Já o Sandero Stepway, aventureiro, é possível ser comprado na versão mais básica, por R$ 96 mil. O sedã Logan sai a partir de R$ 85 mil.
Hyundai
Dá para comprar o HB20, ainda na versão 2022, por R$ 80 mil e inclusive algumas versões com motor turbo. O sedã também é possível, mas ele é difícil de achar a pronta entrega nas lojas.
Volkswagen
Gol (R$ 75 mil), Voyage (R$ 87 mil), Polo (apenas na versão básica, de R$ 78 mil), Saveiro apenas na versão básica (aquela que até outro dia nem ar-condicionado tinha) de R$ 88 mil.
Peugeot
Nas concessionárias da Peugeot dá para comprar apenas o Peugeot 208 com versões a partir de R$ 83 mil, que é a versão que leva o motor do Fiat Argo.
Citroën
Na Citroën é possível encontrar o C4 Cactus por R$ 99 mil em sua versão mais simples em uma promoção disponível apenas no site. A versão tem câmbio automático. É o único SUV possível com câmbio automático nesta faixa de preço.
Toyota
Apenas o Yaris mantém versões com menos de R$ 100 mil na Toyota. O hatch sai por R$ 94 mil na versão mais básica. O sedã sai por R$ 98 mil, também na básica, única possível.
Outras marcas
Nas lojas da Caoa-Chery, Honda, Jeep, Suzuki e Nissan não é possível comprar qualquer veículo com menos de R$ 100 mil em julho de 2022.
Nossas escolhas
Entre os modelos listados as marcas têm deixado os veículos com itens muito parecidos para concorrer com seus semelhantes. No entanto, em nossa avaliação:
Kwid vs Mobi – Se a opção é pelo mais básico, é um terror decidir entre Kwid e Mobi que são carros que estão muito caros pelo que oferecem. Entre os dois, nossa sugestão é correr para o mercado de usados.
Compactos – Entre os compactos você tem o maior leque de opções com Gol, Argo, 208, HB20, Polo, Yaris, Sandero e Onix. Nossa escolha fica no HB20 que tem bom preço e opções mecânicas bem acertadas. O 208 melhorou muito em questão de motor, mas ainda não é turbo. O Yaris, outra boa opção, é um produto mais caro.
Argo Trekking vs Stepway – Entre os aventureiros, sem chances para o Renault Stepway diante do Argo Trekking. A escolha fica pelo Fiat.
Picapes – Na disputa das picapes, Strada vs Saveiro é a única briga possível. Porém são duas versões bem ruins das picapes com motores antigos e sem qualquer traço de conforto. Vale fugir das duas versões e procurar o mercado de semi-novos.
Sedãs – Cronos, Yaris, Voyage, Logan, HB20 e Onix Plus. A escolha fica no Onix Plus que tem melhor motor que Cronos e Voyage. O Yaris puxa mais no preço, mas é uma ótima opção também.
SUVs – Entre SUVs a disputa única é entre Fiat Pulse e Citroën Cactus. Mas a única versão possível do Pulse é a manual, que torna o carro idêntico ao Argo Trekking. Nesse caso, vamos de Citroën Cactus e sua versão automática por R$ 99 mil (preço promocional no site).