Após nove anos em linha e conhecido por seu visual peculiar, o compacto BMW i3 deixou de ser produzido pela marca alemã.
O i3 foi um pioneiro nesta transformação dos carros para a mobilidade elétrica. Foi ele que inaugurou, em 2013, a “divisão i” da BMW, que concentra todos os veículos elétricos da montadora. Após ele vieram o iX3, iX e i4.
Quando foi concebido as baterias automotivas eram mais pesadas e menos eficientes. Por isso a BMW se esforçou para deixar sua estrutura o mais leve possível. Trocou boa parte de itens que convencionalmente seriam em metal por peças em plástico e fibra de carbono.
No Brasil o hatch da BMW chegou pouco depois de seu lançamento mundial com seu motor que rendia até 170cv. O carro chega aos 100 km/h em 7,9 segundos e se destaca no trânsito por seu visual, principalmente pelos detalhes nas laterais e traseira.
Um pequeno motor de dois cilindros acompanhava as primeiras versões para carregar a bateria e aumentar a autonomia. Em 2018 esse propulsor foi abandonado e o carro adotou baterias com maior capacidade. A autonomia dos últimos modelos chega a 340 quilômetros.
Segundo o Denatran, existem 572 BMW i3 emplacados no Brasil, a maioria em São Paulo. Só no ano passado foram 126 carros deste modelo emplacados no país.
Na Alemanha o último lote do i3 foi chamado de “HomeRun” e produzido em junho. Tem apenas 10 unidades que foram vendidas meses antes e os compradores (nenhum brasileiro) puderam acompanhar parte da montagem do veículo na fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha.
No lugar onde antes era produzido o i3 a BMW começará a produção do i7, o carro elétrico mais luxuoso da empresa, que já é produzido em outra fábrica da empresa e deve estar disponível em breve no Brasil.