A Fiat que nos desculpe, mas temos que falar do Gol. O Strada fechou mais um mês na liderança de vendas – algo que aconteceu em todos os meses de 2022. Mas é o Gol que roubou os holofotes em junho, ao fechar na vice liderança do ranking da Fenabrave, bem perto do líder (veja os números abaixo).
Carro mais vendido da história do Brasil, o Gol deixou de ser líder anual de vendas em 2014, desbancado por outro Fiat, o Palio. Deixou o reinado de 27 anos seguidos, nosso recorde, e nunca mais foi o mesmo.
Desde então, o Gol virou coadjuvante. Não só no mercado como também dentro da Volkswagen, que preferiu investir em modelos mais completos e caros, que rentabilizam mais por venda. O Gol ficou no catálogo quase que por dó, já que não é mais o foco da montadora. Em 2023 ele está seriamente ameaçado de sair de linha.
Mas chegou junho de 2022 e o mercado deu outro recado. O Gol tem, sim, seu espaço. Foram 9.435 emplacamentos, contra 9.840 da picape da Fiat. O terceiro colocado, o HB20, teve 7.938 vendas no mês. O hatch da Volkswagen é vendido em versão única, 1.0, e custa R$ 75 mil.
Além do Gol, teve mais surpresas no ranking da Fenabrave. O Jeep Renegade foi apenas o 15º mais vendido de junho, atrás de cinco rivais diretos. E o Onix, que sempre briga pela liderança, foi apenas o 16º, ainda sofrendo os efeitos da falta de semicondutores.
Carro mais vendido do 1º semestre de 2022
Como falamos, o Strada foi líder nos seis rankings mensais de 2022. E obviamente é o líder do ranking semestral, com 51.046 vendas. O segundo foi é o HB20, com 42.834 emplacamentos, seguido do Onix, com 33.850.
O Gol fechou o semestre na 12ª colocação, à frente de modelos mais baratos, como o Kwid, o 13º.
Entre as montadoras, a Fiat foi a líder de vendas no primeiro semestre, com 187.230 comercializações, seguida da GM, com 115.885, e da VW, que teve 96.218 emplacamentos.
Vendas de carros em queda
A venda de veículos caiu 15% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. No ano passado foram pouco mais de 1 milhão de vendas, contra 851 mil agora.
Argentinos em alta
Dois carros que até então eram apenas figurantes no ranking da Fenabrave aparecem em posição de destaque este mês: Fiat Cronos e Peugeot 208.
Os dois são argentinos e fabricados por marcas da Stellantis. O Fiat Cronos é líder absoluto de vendas no país em seu país de origem. Desde o início do ano tem agregado as vendas que antes eram do Fiat Grand Siena (já aposentado).
Esse mês o sedã da Fiat foi além: vendeu 6 mil unidades, mais que o triplo do que ele e o Siena vendiam somados até dezembro. Isso custando R$ 80 mil e sem versão 1.0, como os concorrentes. Há muito tempo um sedã da Fiat não ocupava o top10 do ranking de vendas.
Já o caso do Peugeot 208 era esperado. A Peugeot adicionou uma nova versão 1.0 na linha em maio. É o 208 com o motor do Argo, da agora irmã Fiat.
A estratégia da marca é clara: barateou seu produto para voltar a ter volume de vendas. Conseguiu ser o 13º carro mais vendido do país em junho, mas isso teve um custo: dividiu as vendas do Argo, que antes disputava o pódio principal e agora é apenas o 23º mais vendido.