As constantes mudanças no preço dos combustíveis tem feito muita gente ir atrás dos melhores preços. Listamos aqui como o motorista pode encontrar a gasolina mais barata, sem cair em golpes.
Quando falamos em combustível, não faz sentido sair rodando com o carro atrás de um posto mais em conta. A primeira dica é pesquisar antes e para isso existem aplicativos de celular.
Um deles é o app chamado Preço dos Combustíveis. Abastecido pelos próprios usuários, costuma ter atualizações precisas. Além da gasolina comum, apresenta preços da aditivada, etanol, diesel e GNV. É possível procurar por região e receber as coordenadas até o local.
Outra opção é usar o Waze, aplicativo de navegação. Ele conta com uma função de informar preços de combustíveis e já traçar rotas.
Se você prefere uma bandeira de posto de combustível, a dica é baixar o aplicativo da marca. A Ipiranga possui o app Abastece Aí. Além de saber preços, é possível acumular pontos e trocar por itens da rede.
Já a Petrobras possui o aplicativo Premmia, muito similar ao do Ipiranga. E a Shell criou o Shell Box, nos mesmos moldes, e restrito aos clientes da rede.
Outra dica é baixar o aplicativo do posto. Muitos possuem aplicativos que diminuem ainda mais o preço da bomba. Em alguns casos, o litro pode baixar mais de 1 real. Vale a pena.
Como evitar gasolina batizada
Só abastecer com gasolina barata, não basta. É preciso tomar cuidado com as fraudes. Gasolina batizada causa corrosões em peças e custam muito caro.
A primeira dica é desconfiar dos preços muito baixos. Se a média na cidade é de R$ 7 o litro, não faz sentido, por exemplo, um posto cobrar R$ 5,50. É possível que um posto trabalhe com margem de lucro mais baixa para ganhar em volume? É possível, mas improvável.
Caso você não abasteça em redes, procure saber a origem do combustível. O posto é obrigado a divulgar de qual distribuidora ela recebe a gasolina.
Outra maneira de não cair em fraudes é solicitar o teste de proveta. É direito do consumidor pedir um teste na hora. Ele é rápido e demonstra a porcentagem de etanol na gasolina, que é limitada a 27%. Caso o posto se negue a fazer, dê alguma desculpa ou coisa do tipo, desconfie e procure outro lugar.