Gol sobe de preço e beira os R$ 75 mil. Por que ainda vende?

Mesmo com poucos recursos e tendo parado no tempo, público ainda vê motivos para comprar um VW Gol.

Um projeto antigo, um carro defasado, sem equipamentos hoje considerados básicos para um veículo zero quilômetro. Mas eis que o Gol 1.0 já custa exorbitantes R$ 74.820. O novo valor foi definido após mais uma remarcação de preços da Volkswagen, algo constante desde o início da pandemia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apesar do alto valor cobrado por um carro que entrega pouco, o Gol ainda vende bem. Foi o quinto mais comercializado em maio, à frente de modelos de peso no mercado (e mais caros), como GM Tracker, Hyundai Creta e VW T-Cross. No acumulado do ano, o velho hatch da Volks é o 17º mais vendido do país.

Ex-campeão de vendas por 27 anos seguidos e em linha há 40 anos, a verdade é que o Gol parou no tempo. A Volkswagen decidiu concentrar forças em novos modelos mais rentáveis, sobretudo em SUVs, que passaram a ganhar a preferência do público. Mas em vez de enterrar e dar um fim digno ao Gol, ela o manteve no catálogo, sem alterações importantes.

Enquanto a própria montadora desistia de investir no Gol, talvez imaginando que ele naturalmente sairia de cena por baixa procura, o mercado (leia-se o consumidor) continuou atrás dele. Ele ainda é a referência de quem faz questão de um veículo zero de menor preço e não quer carros menores como Kwid e Mobi – já beirando os R$ 70 mil. A saída do Ford Ka também limitou as opções do público e favoreceu o Gol.

Entra em cena, também, a imagem construída ao longo de décadas de que o Gol é um modelo parrudo, de baixa manutenção e com uma rede especializada que ajuda a baixar preços de mão de obra. Ter um Gol, na cabeça de muitos, é ter um carro confiável. Não é um pensamento errado, mas não é só o Gol que é assim. E não é só carro zero que não dá problemas. O mercado de seminovos e usados oferece muito mais com R$ 75 mil.

Outro motivo para o bom posicionamento nos emplacamentos é a comercialização de veículos de frota. Com poucos rivais, o Gol ainda é procurado muito por empresas.

Preço novo já aparece no configurador do site da Volkswagen

Gol ainda mais caro

O preço do Gol 1.0 sobe R$ 320, caso o cliente opte por rodas de 15 polegadas (de aço). E mais R$ 1.440 pelo pacote interatividade, que inclui rádio bluetooth e alto falantes dianteiros. Já o pacote mais completo, que inclui central multimídia Composition Touch, rodas de liga leve, sensor de estacionamento, entre outros, sai por R$ 8.110. E assim, um Gol com o mínimo de conforto custa incríveis R$ 83 mil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além do Gol, a Volkswagen subiu preços do Voyage – agora por R$ 86.550 – e da Saveiro, que agora custa de R$ 86.720 a R$ 118.280.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES