Como vão ser os carros do futuro? Montadoras trabalham para colocar ideias em breve

Modelos serão mais inteligentes, conectados e econômicos.

Muita gente se pergunta como vão ser os carros do futuro, e em que prazos cada novidade deverá chegar ao mercado. O Turboway fez uma lista de itens que devem chegar aos modelos em diferentes momentos, e tornar o carro de hoje uma peça de museu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em linhas gerais, as montadoras trabalham com o seguinte eixo primário: sustentabilidade, segurança, economia e conforto.

Atendendo ao eixo primário, existe um segundo eixo mais específico: automação, eletrificação e conectividade, todas já em andamento. O carro do futuro será elétrico, inteligente e conversará com as cidades.

Carro do futuro: automação

Você já deve ter visto ou lido que as empresas estão testando softwares que tornam o carro autônomo. Talvez em uma década (na Europa e EUA), quando todos os testes terminarem e os programas estiverem maduros, teremos carros que farão tudo sozinhos, por meio de inteligência artificial.



O objetivo da automação é retirar a necessidade humana de operar o carro. Você será apenas passageiro do seu veículo, já que o carro fará todo o resto.

Com isso, num segundo momento, teremos veículos com cabines diferentes. Não haverá a necessidade de cinco pessoas se sentarem da forma que se sentam hoje. É possível transformar o carro em um escritório ambulante, com você se preocupando mais com as intermináveis reuniões online do que com o trânsito pesado.

Carro do futuro: eletrificação

Essa é mais fácil ainda de visualizar, pois já temos modelos no mercado relativamente acessíveis. Mas a eletrificação terá um passo muito além do que vemos hoje.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em mais uma década, as baterias terão capacidade de carga e velocidade de carregamento maiores. Talvez em duas décadas, será possível rodar até mil quilômetros com uma carga e carregar 80% das baterias em 1 minuto. É mais rápido do que abastecer 80% do tanque com gasolina.

Num futuro um pouco mais distante, talvez lá para 2040, a engenharia será capaz de criar carros que irão demandar pouquíssimos carregamentos, pelo menos com o carro parado. A recuperação cinética fará com que as perdas de bateria sejam pequenas. Placas solares farão o carro receber carregamento durante o dia. E em um último momento, estradas farão os veículos serem carregados automaticamente por meio da indução.

Carro do futuro: conectividade

Esqueça essa ideia de tela multimídia que espelha o celular. Daqui para frente, todo o carro será conectado, praticamente peça por peça. A rede 5G permitirá velocidade alta e latência baixa para que cada componente do carro converse com você.

Em mais uma década, teremos a rede 6G, que potencializará toda a experiência. E a revolução será fora do carro. As cidades passarão a ser mais inteligentes e conectadas.

Carro e cidade trocarão informações durante os trajetos. Mas nada de humanos interferindo. A conversa será de máquina com máquina, com milhões de interações por segundo. Situação de trânsito, previsão do tempo, cores de semáforos, velocidade máxima da via. Serão muitas as trocas de informações. E você apenas assistirá tudo de camarote.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários