A chinesa BYD lançou o carro que pode atrapalhar as vendas das montadoras premium, como Mercedes, BMW, Audi e Lexus. Em evento no Rio de Janeiro, a marca apresentou o Han, sedã zero combustão que parte de R$ 539.990.
É um preço para poucos, o que acaba por fazê-lo brigar num mercado em que cada venda conta. E os planos da BYD são ousados: emplacar 10 mil unidades fora da China, onde ele já é o terceiro sedã elétrico de luxo mais vendido. O veículo já roda, por exemplo, na Colômbia, desde novembro.
O trunfo do BYD Han é a bateria do tipo Blade, que recebeu grandes investimentos da montadora. A bateria a base de lítio, fósforo e ferro é mais leve e garante mais autonomia. O Han tem alcance de 550 km com apenas uma carga.
E olha que ele entrega potência, mesmo com essa autonomia toda. O motor elétrico desenvolve 494 cavalos e 70 kgfm. Ele faz de 0 a 100 em 3,9 segundos.
Com 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, o sedã vem com todos os itens de auxílio disponíveis no mercado, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma, alertas de tráfego cruzado e assistente de permanência e faixa, entre outros.
Destaque para a central multimídia, que vem recheada por aplicativos nativos, incluindo o Zoom e uma câmera interna de cabine. Alguém preparado para fazer reuniões remotas de dentro do carro?