Toyota vai fechar fábrica do antigo Bandeirante em São Paulo

Unidade atualmente tem 550 funcionários e produz peças para veículos da empresa fabricados em outras unidades.

Nota do editor (abril/2023): é importante destacar que esta notícia está sendo compartilhada em correntes que propagam mentiras em redes sociais. O objetivo é utilizar o título para enganar o receptor que muitas vezes sequer abre a notícia. A Toyota NÃO encerrou operações no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A histórica fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, fechará suas portas em 2023, confirmou a montadora.

A unidade do ABC a primeira fábrica da Toyota fora do Japão e tem atualmente 550 funcionários que produzem peças utilizadas em outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina. Há anos a fábrica deixou de fabricar um automóvel completo.

Segundo a revista Autoesporte, a unidade atualmente produzia peças para a linha de motores que atualmente funciona em Porto Feliz (SP) e produzia componentes para exportação do sedã Camry, que é produzido nos Estados Unidos.

Imagem da década de 1960 quando a fábrica produzia o Toyota Bandeirante (a foto é uma reprodução de uma imagem de divulgação da Toyota do Brasil)

O principal produto construído nesta fábrica foi o jipe Bandeirante, no exterior chamado de Toyota Land Cruiser, que foi aposentado em 2001 no país, sem acompanhar a evolução do modelo que é vendido até hoje pelo mundo.

Segundo a Toyota, toda a produção de São Bernardo do Campo será transferida para Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, onde já estão outras fábricas da empresa. O setor administrativo da empresa já foi transferido para Sorocaba há dois anos.

A unidade de São Bernardo fechará em novembro de 2023 e, segundo a empresa, os funcionários serão também remanejados se assim quiserem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Montagem do jipe Bandeirante na unidade de São Bernardo do Campo (foto: divulgação Toyota do Brasil)

Com a partida da Toyota, São Bernardo do Campo dá adeus a mais uma fábrica histórica do setor automotivo na cidade. A Ford já havia encerrado as atividades na cidade em 2020 e a área acabou sendo vendida para uma construtora, encerrando de vez as atividades industriais do local.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES