Já em dificuldades para conseguir chips semicondutores, as montadoras estão agora com problemas no fornecimento de chicotes elétricos. A Ucrânia é uma das principais fornecedoras das peças na Europa e teve que paralisar a produção por causa da guerra com a Rússia. Desabastecida, a Volkswagen acaba de adiar o lançamento de um de seus carros mais esperados do ano: o ID.5.
Produzido desde janeiro, o ID.5 estava com lançamento marcado para abril, mas a montadora já atrasou a data em pelo menos um mês.
Feito na fábrica de Zwickau, Alemanha, o ID.5 usa nada menos que 4,8 quilômetros de cabos elétricos.
A Ucrânia consegue fabricar os chicotes a baixo custo e por isso é fornecedor de 20% de todas as peças usadas no continente. Outros países do leste europeu e do norte da África são outros fornecedores, mas não conseguiram repor a lacuna aberta.
Várias empresas anunciaram dificuldades de produção desde o início do confronto. A BMW já diminuiu o ritmo de produção nas fábricas de Munique e Dingolfing, além da fábrica da Mini, em Oxford. Porsche, Cupra, Skoda e Seat também sofrem com a falta dos componentes elétricos.