Três meses após o início do ano ainda há muita dúvida sobre o que será 2022 para o setor automotivo. A pandemia teve uma escalada de casos no início do ano, mas o que complicou a situação foi a guerra que ocorre na Europa.
O Brasil, que fica muito distante de lá, sofre por tabela: muitos componentes eletrônicos utilizam materiais que vêm da Rússia, que está sob embargo econômico. Mesmo assim não há notícia até o momento de adiamentos de planos das montadoras.
Até março as novidades foram o Jeep Renegade reestilizado e com novo motor, o novo Renault Kwid que recebeu um upgrade no acabamento para justificar seu preço de R$ 60 mil, e o novo Honda City.
Honda HRV
Começamos então pela Honda, que tem um dos lançamentos mais aguardados do ano, o novo Honda HR-V: o carro ficará maior e com um pacote maior de acessórios. O motor será o mesmo 1.5 aspirado que o Honda City já está usando.
Chega em agosto, concorrerá com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Citroën C3
Já foi lançado e está chegando às lojas. O novo C3 é o primeiro carro lançado pela marca no Brasil com o dedo da Stellantis, empresa que agora comanda Citroën, Jeep, Fiat, Peugeot e etc.
Chega em abril, ainda não se sabe sobre preços. O carro deverá ficar posicionado na faixa de Fiat Argo e Hyundai HB20.
Peugeot Landtrek
O segmento de picapes médias receberá mais uma concorrente, a Landtrek que é montada atualmente no Uruguai para atender o país e também a Argentina. A picape chegará com motor 2.0 turbodiesel e tração 4×4.
Chega em junho. Concorrerá com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Great Wall Poer
A Great Wall é uma marca chinesa que comprou a antiga fábrica de carros da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Um dos primeiros produtos vendidos será a picape Poer, que já é comercializada no Chile. Os primeiros carros da empresa aqui no país serão importados enquanto a fábrica está em processo de montagem. A picape deverá ter opção com diesel e gasolina. Vale ressaltar que as concorrentes têm abandonado as versões movidas à gasolina.
Chega no final do ano. Concorrerá com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Abarth Pulse
A Abarth é a marca de preparação esportiva da Fiat e já falamos dela aqui no Turboway. O Pulse Abarth foi apresentado em uma das provas do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, em março. O carro terá motor 1.3 turbo, o mesmo do Jeep Renegade, mas o interior segue um mistério.
Chega em setembro. Concorrerá com o VW Nivus e com o próprio Jeep Renegade.
Volkswagen ID.3
O carro elétrico da Volkswagen deverá fazer sua estreia no Brasil ainda este ano. É um modelo popular da empresa para Europa e Estados Unidos, mas por aqui chegará com pinta de carro de luxo, até mesmo pelo preço que se aproximar da casa dos R$ 200 mil.
Chega até julho. Concorrerá com Nissan Leaf, Renault Zoe.
Volkswagen ID.4
Uma categoria acima do ID.3, esse modelo PODE chegar no fim do ano. O ID.4 é um modelo voltado para Europa e Estados Unidos e depende antes de atender a demanda para estes países para a produção excedente chegar aqui. É totalmente elétrico e a velocidade máxima é de 160 km/h. Falamos dele aqui.
Pode chegar no fim do ano.
BYD Tan
Outro elétrico que marca a estreia da chinesa BYD na área. O Tan já tem unidades rodando pelo país e até exposição em shopping. O preço é de quase R$ 500 mil.
Chegou em fevereiro e falamos dele aqui.
Volkswagen Polo e Polo Track
O novo Polo deve chegar em breve e adotar um visual mais moderno, porém ainda diferente do Polo apresentado na Europa. O carro seguirá na concorrência com os hatches Argo e HB20.
Já o Polo Track será produzido em Taubaté e chegará para ocupar os lugares de Gol, Fox e Up (esses dois últimos já descontinuados). O Polo Track será o veículo mais barato da marca e manterá o visual já conhecido do Polo enquanto a Volks lançará uma reestilização do Polo.
Chegam este ano, sem data divulgada ainda.
Honda Civic
Talvez você nem tenha percebido, mas o Honda Civic não é mais vendido no Brasil desde o final do ano passado. A Honda encerrou a produção dele no interior de São Paulo e agora concentra sua produção no exterior para atender principalmente Europa, Japão e Estados Unidos.
O novo Honda Civic chegará no segundo semestre deste ano e será o mesmo carro lá de fora, que vem importado.
Renault Kwid elétrico
A Renault prometeu o Kwid elétrico para o meio do ano. O carro deverá ser o elétrico mais barato do país, ainda que custe acima de R$ 100 mil, e será importado da China.
Chega no meio do ano e deverá inaugurar uma faixa mais “popular” de carros elétricos.
Fiat SUV sem nome
É o segundo projeto de SUV da Fiat que deverá ficar posicionado acima do Fiat Pulse. Ainda há poucas informações sobre o carro, que nem nome tem ainda, embora muita gente aposte em “Fastback”, que é o nome do SUV que foi apresentado no último salão do automóvel e que tinha a cara da Toro. Só que a Fiat decidiu simplificar o projeto e o carro é baseado no Argo mesmo, assim como é o Pulse.
Deve ter motor 1.3 turbo e lançará concorrência dentro de casa, enfrentando o Jeep Renegade e também fora dela, contra o novo Honda HR-V.
Jeep Compass 4xe
É o primeiro Jeep com motor elétrico a chegar no Brasil. Porém nem tão elétrico: ele é híbrido. O carro é importado da Europa e deve ser apresentado em abril.
Chega em abril.
Hyundai Santa Cruz
Já tem modelos da picape sendo flagrados em testes pelo país. É importada, mas quer dar dor de cabeça para a Fiat Toro. Visualmente ela impressiona e no motor também: é um 2.5 com opção que rende impressionantes 278cv.
Lançamento deve acontecer ainda no primeiro semestre.