As notícias não são boas para as equipes: os carros de F1 estão quicando nas retas.
A temporada 2022 da Fórmula 1 começa no dia 20 de março, com o GP de Sakhir, no Bahrein. Até lá, as equipes lutam dia e noite para solucionar um problema que retornou após 40 anos: o ‘porpoising’.
Porpoising é um termo em inglês que pode ser traduzido como nado do golfinho. Se refere ao movimento feito pelos golfinhos no deslocamento dentro da água, de cima para baixo.
Os carros de F1 estão fazendo exatamente isso nas retas: indo pra cima e pra baixo. No melhor português, estão quicando nas retas.
Mas por que o porpoising está acontecendo? A resposta está no novo regulamento. A temporada 2022 está recheada de novidades. O carro está diferente, com asas redesenhadas e rodas maiores.
O resultado das mudanças trouxe o carro para mais perto do asfalto. O efeito-solo ajuda a evitar turbulência e superaquecimento que ocorriam quando um carro chegava perto do outro para ultrapassar. Até o ano passado a falta do efeito-solo era vista como o maior problema para a falta de emoção nas corridas.
Na prática, o regulamento vai proporcionar mais ultrapassagens, mas no pacote veio um velho problema: os carros estão quicando.
Isso já aconteceu na F1, quando o efeito-solo ainda existia. As equipes levaram um tempo para ajustar a galopagem na pista, mas só deixaram de conviver com ela quando ela foi banida, ao final da temporada 1982.
Para que o principal objetivo da volta do efeito-solo, a facilidade em ultrapassar, seja atingido, é importante que as equipes combatam o porpoising. A quicada na reta está fazendo com que as equipes percam tempo precioso. Sem contar o possível desgaste de peças.
Durante o porpoising, os pneus não deixam de tocar o solo. O carro sobe e desce forçando a suspensão, que poderia sofrer com sobrecarga.
Os efeitos variam de equipe para equipe e as soluções, também. Como esta virou uma corrida contra o tempo, muito provavelmente veremos, neste começo de temporada, pilotos ganhando corridas ou indo bem, de acordo com o sucesso das equipes contra o efeito golfinho.