Carregar o celular sem usar fios já é uma tecnologia acessível, certo? É o carregamento por indução e está disponível em aparelhos Android e também IOS a partir do Iphone 8. Por que não fazer algo semelhante com os automóveis elétricos?
Essa é a proposta que virará realidade nos próximos meses em uma rodovia próxima à cidade de Detroit, nos Estados Unidos: o carregamento por indução de veículos elétricos. A tecnologia já está sendo testada também em alguns pontos da Europa.
O plano americano foi anunciado pela governadora de Michigan, Gretchen Withmer, no final do ano passado, no salão do automóvel realizado no estado de Michigan, onde fica Detroit. A empresa contratada para essa primeira fase do projeto é a Electreon, uma startup israelense.
Agora foi anunciado que o projeto será implantado em um trecho de 1,6 quilômetro (1 milha) com a instalação de bobinas de cofre sob o asfalto. Neste trecho o veículo vai trafegar e receber a carga de forma inalâmbrica (sem fio e sem que o automóvel tenha que parar).
Como funciona o sistema?
O sistema envia frequências magnéticas para a parte debaixo do veículo, que deverá ter um sistema receptor dessa carga. Por isso os veículos deverão ter a bordo uma tecnologia específica, o que provavelmente exigirá a adaptação dos carros elétricos que já rodam.
Para os carros que não tem a tecnologia de recepção ou mesmo para os veículos à combustão, não há qualquer alteração. Eles vão trafegar nos locais onde existe essa tecnologia e para eles será como uma estrada qualquer. Aí é que se você já tiver um elétrico sem a tecnologia vai se sentir com um Iphone 7 nas mãos.
Realidade ainda em 2022
Os testes com estradas que carregam os veículos já acontecem desde dezembro na Itália. Na Alemanha e na Suécia também existem trechos de estradas com a tecnologia, porém alguns destes testes europeus são feitos em circuitos fechados, como pistas de testes das montadoras.
O investimento de Michigan nesta tecnologia não é mero luxo. O estado está de olho em atrair empresas que atuem na cadeia de desenvolvimento do carro elétrico e pretende utilizar essa tecnologia para o carregamento de ônibus, informou a rede americana CBS.
Em Israel a empresa Electreon assinou um contrato de US$ 9,4 milhões para levar a tecnologia para os ônibus de Telaviv. Com essas placas instaladas no trajeto não seria necessário parar o ônibus para reabastecimento, poupando gastos.