A profissão dele é cheirar carro novo

Funcionário da Nissan é pago para sentir odores dos carros recém fabricados e garantir que nenhum saia fora do padrão.

Uma rotina de trabalho como todo empregado tem. Ryunosuke sai de casa para bater cartão no Centro Técnico de Atsugi, Japão, cumpre sua jornada de trabalho e volta pra casa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mas não é qualquer trabalho. Ele é o nariz da Nissan. Nariz?

Dono de um olfato diferenciado, Ryunosuke Ino é pago para fazer algo que todo mundo adora: sentir o cheiro de carro novo. No caso dele, nem tanto pelo prazer, mas sim para certificar que os odores estejam dentro do padrão – nem a mais nem a menos do que deveriam.

Cheirar carro novinho: quem nunca?

Já falamos que o cheiro de carro novo pode estar com os dias contados por causa de substâncias cancerígenas contidas principalmente nas colas. Mas em menor proporção eles sempre vão existir, já que plástico, tecido e couro possuem cheiros naturais.



Ryonosuke cheira várias partes do carro, como volante, quebra sol, estofamentos, tapetes. Também confere o cheiro sentido em cada um dos cinco lugares do veículo. “Normalmente, os clientes sentem o cheiro mais próximo de onde estão sentados”, explica.

E assim, como um sommelier de carro novo, ele vai de banco em banco e de modelo em modelo para dar seu parecer.

Até o cheiro do espelhinho aberto é conferido pelo cidadão Ryunosuke Ino

Fora do trabalho, o smellmaster da Nissan precisa seguir umas regras. As roupas têm que ser lavadas com sabão neutro, pois o cheiro do amaciante acabaria atrapalhando sua avaliação. Perfume? nem pensar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Não que seja um grande costume na culinária japonesa, mas ele tem que passar longe de alho, já que a planta também interfere no olfato.

Por outro lado, a Nissan oferece as melhores condições de trabalho para um funcionário cheirador. Cada carro é colocado em uma sala com controle de temperatura e umidade, já que ambas alteram o cheiro. O testador só precisa ser ligeiro, já que o nariz humano se adapta rapidamente aos odores.

Nos mais difíceis lugares podem estar bons cheiros

E para sair de uma cheiradinha para outra, Ryunosuke usa uma técnica bem peculiar: ele cheira por entre os dois cotovelos aproximados na frente do rosto. “É um cheiro familiar que neutraliza os odores do carro”, justifica.

A Nissan leva o cargo tão a sério que pretende contratar mais gente. Ela vai inclusive pagar um treinamento para que o funcionário – certamente sem experiência – aprenda as melhores técnicas e seja um cheirador profissional.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários