Preço baixo é o principal atrativo do modelo, que venceu em janeiro a disputa contra o Renault Zoe e o Peugeot e-208.
Aqui ele usa emblema da francesa Renault. Mas na França a marca é da romena Dacia. Ainda assim, o Dacia Spring, equivalente elétrico ao nosso Renault Kwid a combustão, foi o carro elétrico mais vendido da França em janeiro.
Com 1.494 emplacamentos, ele superou fortes concorrentes, como o Renault Zoe (1.362) e o Peugeot e-208 (1.183), apostando no baixo preço. A Dacia é a subsidiária da Renault especializada em modelos de baixo custo e prova isso ao cobrar apenas 17 mil euros pelo Spring, que caem com os incentivos governamentais.
Liderar entre os veículos elétricos na França é significativo, pois o país é um dos mais consolidados do mundo em investimentos em infraestrutura para o segmento. O francês abraçou a ideia e os 100% elétricos já representam 10% do mercado. Em janeiro do ano passado, eram 5%.
Brasil é o próximo passo
O Kwid elétrico chega ao Brasil muito em breve, prometendo ser o mais barato do segmento no país. Ele será baseado no irmão gêmeo chinês Renault City K-ZE, criado em uma joint venture entre a montadora francesa e a local Dongfeng.