Marca anunciou sua chegada ao país com o nome de “Chirey” e parece repetir estratégia atual feita com a Caoa no Brasil.
A fabricante chinesa Chery está anunciando sua chegada ao mercado mexicano para este ano. Porém naquele país a marca está se apresentando como “Chirey” e não como Chery como faz no Brasil e países vizinhos.
Chirey, aliás, é como se pronuncia foneticamente o nome Chery. Porém a marca não deu explicação desta mudança. “A Chery vem ao México com uma estratégia sólida a longo prazo, com um plano de contruir eventualmente em um futuro próximo uma fábrica, pois é um mercado com grande potencial de crescimento e vendas”, afirmou Diana Pita, porta-voz da Chery para o México, em entrevista ao portal MSN.
Uma possível explicação dos planos da Chery para o México pode estar no vizinho, Estados Unidos. É no México que muitas marcas fabricam seus veículos e enviam aos norte-americanos aproveitando acordos comerciais entre os países.
A Chery chegará ao México com uma linha de SUVs semelhante ao que vende no Brasil. A foto acima foi publicada na rede social da empresa com a explicação que a fábrica já está com os modelos no país para adaptá-los às estradas mexicanas. Na foto é possível ver os Tiggos 3, 7 Pro, 8 e 8 Pro, além do Tiggo2 Pro, que não existe no Brasil.
Os Cherys que estão chegando ao México serão importados da China. A chegada ao México é uma estratégia da matriz chinesa e nada tem a ver com a operação no Brasil, que é feita em parceria com a Caoa.
Ao levar para o mercado mexicano uma linha parecida com a que vende no Brasil e ignorar carros menores, como o QQ, pode significar que a empresa aprendeu a estratégia com a Caoa e quer replicar isso em mercados semelhantes. O México é considerado um mercado emergente como o Brasil e possui uma gama de veículos muito semelhante ao que é vendido por aqui.