Start-up russa criou modelo que poderá servir de posto de recarga móvel para veículos elétricos
Imagine recarregar seu carro elétrico sem se preocupar em ir até um posto de recarga. É essa a ideia que a start-up russa L-Charge pretende levar às ruas ainda em 2022.
Ela criou um caminhão capaz de recarregar até 25 carros por dia. O veículo é abastecido com gás natural ou hidrogênio, que são convertidos em eletricidade de forma relativamente limpa.
Bastará aos usuários da plataforma chamarem o veículo pelo aplicativo que ele irá até a pessoa. Pode ser para casos de emergência ou por pura conveniência. O tempo estimado da recarga, segundo a start-up, será de até 7 minutos, para 80% de carga, e de 20 minutos para uma carga completa.
Os veículos da empresa já vêm circulando por ruas europeias nos últimos meses fazendo testes. Inicialmente, o serviço funcionará em Londres e depois será expandido para outras capitais do continente. Futuramente, quem sabe, quando nosso mercado de elétricos ganhar corpo, ele venha para cá.
É claro que o serviço terá um custo. E um bom custo. O kWh deverá custar 80 centavos de euro, o equivalente a R$ 5. Assim, uma carga completa de um VW ID.3 sairia pelo equivalente a R$ 225.