Governo aprovou a compra da Unidas, mesmo sob ameaça de concentração do mercado e risco de alta de preços.
O Governo Federal aprovou essa semana a aquisição da Unidas pela Localiza, formando uma nova empresa que deterá 70% do mercado nacional de locação. A aquisição foi aprovada mesmo sob protesto dos concorrentes, que acreditam que haverá uma alta de preços no mercado. A união das empresas foi anunciada no ano passado e agora teve autorização para ser efetivada.
Ao ser ouvida no processo apresentado no Cade, que é o órgão do governo que analisa a movimentação no mercado e é responsável por aprovar esse tipo de aquisição, a empresa Movida pediu que o negócio não fosse aprovado. A Movida se baseia em um estudo interno que diz que a partir da fusão a Localiza poderá ditar a direção dos preços, já que possui maior frota e maior poder financeiro.
A mesma opinião tem a Ouro Verde, uma locadora menor que foca na terceirização de frotas. A empresa alegou no processo que a aprovação do negócio cria quase um monopólio do setor.
Outro argumento apresentado no relatório final do Cade é que a Localiza possui acordo com locadoras estrangeiras, o que pode impedir que novos concorrentes apareçam no mercado brasileiro.
De nada adiantou o argumento dos concorrentes. Essa semana o Cade aprovou o negócio. A aquisição da Unidas precisa cumprir a exigência de que a Localiza venda a marca Unidas para outra empresa após incorporar todos os ativos da empresa. A Ouro Verde acredita que isso não fará diferença no conjunto da obra.
Novos planos
Na época do anúncio da fusão, o CEO da Localiza Eugênio Mattar, afirmou que o plano da empresa é se adiantar a um novo formato de mercado. “Quando tiver um carro autônomo, que a gente seja o maior gestor de frota da nossa região, onde a gente estiver operando, fazendo a logística, distribuição, manutenção, compra, o funding para comprar, o despache do carro”, disse.
A Unidas é atualmente a locadora com os melhores preços de locação. Já a Movida, que atualmente é a terceira maior locadora, tende a duelar com uma empresa que tem quase o triplo do seu tamanho. E lá na ponta estão as locadoras pequenas, aquelas que atuam só em uma cidade ou em uma região. Essas tendem a seguir como espectadoras do mercado. Atendem frotistas regionais, prefeituras, políticos. Não fazem diferença na balança de preços do mercado.
A nova gigante do mercado brasileiro surge após a Localiza crescer seu lucro em 34% no último trimestre, gerando um recorde de R$ 140 milhões. Isso mesmo, R$ 140 milhões em apenas 3 meses de operação.