Fabricante italiana coloca itens como controle de tração e ar-condicionado, mas mantém o antigo motor 1.4 com câmbio manual.
O novo Fiat Fiorino foi lançado pela Fiat nesta sexta-feira (3) e representa mais do que uma reforma no visual do produto que está há mais de 40 anos no mercado brasileiro. O carro teve uma mudança interna que o aproxima da Fiat Strada e adotou (enfim) o controle de estabilidade e o controle de tração.
O motor é o mesmo 1.4 de sempre, mas adaptado para as novas regras de emissão de poluentes impostas ao mercado brasileiro.
Mais moderno, pero no mucho
O novo Fiorino tem mudanças externas que são uma melhora em relação ao visual que ainda era do Uno que surgiu por aqui há dez anos. A maior mudança está na parte frontal, com nova grade e desenho dos faróis.
Esperava-se que em algum momento a Fiat daria adeus (de vez) ao motor 1.4 e adotar o 1.3 Firefly usado na Strada. Mas não foi desta vez.
O motor é o 1.4 Evo que recebeu novos bicos injetores. A melhoria foi para atender as novas determinações de emissão de poluentes (Proconve L7) que passam a vigorar em 2022. Com os ajustes, esse motor desenvolve 86cv com etanol e 83cv com gasolina, segundo a fabricante. Com essas mudanças a Fiat promete um melhor rendimento, com consumo de até 12,4 km/l na gasolina na estrada.
O câmbio é manual e o ar-condicionado é de série. Com isso, o Fiorino vai abandonar a nossa lista de carros sem ar-condicionado ainda vendidos 0km no Brasil.
O interior é muito semelhante ao da nova Strada. Uma forma de valorizar o produto no mercado, já que a Fiorino já passou dos R$ 100 mil. O que também credencia o carro para outra lista nossa aqui do Turboway. Mas a explicação desta mudança é outra: a Fiat padronizou sua linha de picapes porque no exterior elas são oferecidas com a marca RAM. O Fiorino é a Ram Promaster, enquanto a Strada é a Ram 750.
Veículo mais longevo da Fiat no Brasil
O Fiorino nasceu como uma variante do projeto do Fiat 147 e em 1988 passou a ser um produto derivado do Uno. Em 2014 passou a ter o visual inspirado no novo Uno, que segue daqui para frente. O Uno deve se despedir do mercado brasileiro e o Fiorino seguirá o legado. Algo semelhante a Fiat fez com a Strada, que foi criada a partir do Fiat Palio no passado.