Modelo elétrico mais barato aqui chega para ser o mais em conta lá, mas por quase R$ 50 mil a menos.
Recém lançado no nosso mercado – e já com o primeiro reajuste de preços – o JAC e-JS1 acaba de desembarcar no México para cumprir o mesmo papel: ser o elétrico mais barato do mercado. O problema é que aqui ele custa R$ 159.990 e lá, onde recebeu o nome de E10X, ele sai por R$ 113 mil na conversão direta.
O JAC e-JS1 é um subcompacto de quatro lugares com vocação urbana – embora a JAC afirme que ele possa rodar em rodovias. Tem autonomia de 300 km, o que permite ir além da cidade.
Embora pequeno – apenas 3,65 m de comprimento, 3 cm a menos que um Renault Kwid – ele pesa 1.180 kg, 380 kg a mais do que o subcompacto da Renault. O motivo é o de sempre nos elétricos: o peso das baterias. Apesar disso, ele rende bem. Além da boa autonomia, ele desenvolve 62 cavalos e 15,3 kgfm.
Além de custar menos, no México ele tem uma segunda versão inédita aqui, a E10X Cargo, voltada à carga, que é ainda mais barata: R$ 110 mil na conversão direta. É uma opção para empresas que pretendem renovar a frota com veículos limpos – e que tenham dinheiro para isso.