Atualização deve ocorrer no México, de onde o Brasil importa modelo de 7 lugares.
Ele deu adeus ao Brasil mas promete voltar. Maior SUV da Volkswagen, o Tiguan não é mais encontrado nas concessionárias do país. Enquanto o VW Tiguan sai de linha, no México começa a rodar a nova geração do modelo, agora híbrido, prevista para cá para meados do ano que vem.
Assim, a montadora fica temporariamente sem sua opção 7 lugares, que vinha perdendo versões, sendo reduzida a uma única, justamente a de topo, a R-Line, que custava na faixa dos R$ 240 mil. Era a única entre todos os SUV da VW a ter motor 2.0 turbo e vai deixar esta lacuna. As versões com motor 1.4 já haviam sido retiradas por causa da chegada do VW Taos, que vencia a irmã maior em custo-benefício.
A saída de linha foi de certa forma forçada pela unidade da VW no México, de onde o modelo vinha importado. A planta parou de fabricar o Tiguan da atual geração, para se preparar para a produção do novo, que virá com o aguardado motor híbrido.
Tiguan híbrido
O Tiguan estreará a opção híbrida na gama de SUVs da VW na América Latina. Terá um conjunto muito parecido com o VW Golf GTE, que chegou a frequentar nossas lojas, mas deixou de ser vendido após naufragar nas vendas – era muito caro, é bom frisar. O Tiguan terá um motor 1.4 TSI acompanhado de um motor elétrico, que juntos irão desenvolver 245 cavalos. Será do tipo plug-in, com possibilidade de abastecer a bateria elétrica plugando o veículo em tomada própria.
A novidade é parte dos planos da VW de descarbonizar sua atuação mundo afora. A medida inclui um aporte bilionário para os próximos anos em atualização de linhas, desenvolvimento de modelos e investimento em combustível renovável.
Vale lembrar que o VW Golf também saiu de linha para voltar depois, mas isso ainda não ocorreu. Em dezembro do ano passado ele deixou o país depois de 25 anos de história.