Resultado ruim para o veículo foi obtido em teste de segurança publicado em outubro. Toyota diz que aumentará nível de segurança.
O teste de segurança veicular Latin NCap avaliou com apenas uma estrela o Toyota Yaris, versões hatch e sedan. Segundo a avaliação, durante um dos testes de batida o veículo abriu uma das portas, o que poderia resultar em um ocupante arremessado para fora do carro. Isso é considerado um problema grave.
O avaliador relatou que a proteção oferecida à cabeça e pescoço de motorista e passageiro foi boa, mas que os joelhos recebem uma proteção marginal, que pode resultar em graves lesões ao impactar com a estrutura do painel em caso de acidente. Veja o vídeo do teste:
O Yaris é vendido em vários mercados pelo mundo. O modelo avaliado tem dois airbags frontais. No Brasil apenas o modelo topo de linha, chamado XLS, tem sete airbags.
A Toyota afirma que o veículo tem significativos itens de segurança desde as versões de entrada, mas que trabalhará para aumentar o nível de segurança. Veja a nota completa mais abaixo.
Testes mais rigorosos
Embora as exigências para carros latinos ainda sejam muito aquém do que os norte-americanos e os europeus exigem, o Latin Ncap vem aumentando as exigências e endurecendo os testes e a cobrança por mais segurança.
Em agosto foi divulgado que o Renault Duster vendido no Brasil fez um papelão ao zerar no teste. A Renault rebateu alegando que a mudança de protocolos prejudicou a avaliação do carro e que ele segue sim todas as normas de segurança brasileiras.
Veja a nota da Toyota sobre o Yaris:
“Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos. O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada.
Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca.”