Último Fox produzido é um Fox Xtreme na cor vermelha. Compacto da Volkswagen dará lugar na linha de produção para o T-Cross.
O Fox se despediu oficialmente da linha Volkswagen. Em um comunicado discreto à imprensa, a Volkswagen afirmou que a linha de produção do compacto, em São José dos Pinhais (Paraná), cederá espaço à produção do SUV T-Cross. Leia aqui a história dos 18 anos do Fox.
Segundo a Volks, o Fox teve 1 milhão e 800 mil unidades vendidas em seus 18 anos de existência. Quinhentas mil unidades foram vendidas fora do país. O último Fox produzido é um Fox Xtreme vermelho que não será vendido. Ele foi encaminhado ao acervo da montadora, segundo a Quatro Rodas.
Além do Fox, a Volks já aposentou o Up. Agora, Gol e Polo permanecem na linha como opções mais baratas.
O Fox é um projeto da Volkswagen brasileira que chegou ao mercado em 2003, em uma época que os compactos eram a preferência nacional. O Fox chegou ao mercado ao mesmo tempo em que a Ford apresentava o Ecosport, o carro que inaugurou o segmento de SUVs a preços mais populares no país. Dezoito anos depois, os SUVs dominam a preferência do consumidor, ainda que o Ecosport tenha saído de mercado no mesmo ano do Fox.
Com a proposta de ser um carro popular como o Gol e com amplo espaço interno, o Fox ganhou destaque na década de seu lançamento. Agradou muito o motorista brasileiro a posição mais alta ao volante, resultado de um projeto da Volkswagen brasileira, sob o comando do designer automotivo Luiz Carlos Veiga.
Em sua trajetória o Fox deu origem ao CrossFox (o Fox “aventureiro”) e ao SpaceFox, sua versão perua. O objetivo inicia da Volkswagen era que o Fox substituísse o Gol ao longo do tempo. A força do Gol no mercado brasileiro impediu que isso acontecesse. Até hoje o Gol disputa posições entre os 15 carros mais vendidos no país, enquanto o Fox se mantinha apenas entre os 50 mais vendidos. Leia a história do Fox, aqui no Turboway.