Tudo sobre o e-208 GT, modelo que abre eletrificação da Peugeot no Brasil

Modelo 100% elétrico é topo de gama do 208 na Europa e chega ao país por R$ 244 mil.

Um ano depois de lançar o novo 208, a Peugeot deu um novo e ousado passo adiante. Ela anunciou para o Brasil o novo e-208 GT, modelo esportivo 100% elétrico, o primeiro da marca por aqui. Como de costume em um país sem incentivos para a eletrificação, não vai ser barato: R$ 244,9 mil. Veja abaixo tudo sobre o e-208 GT.

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Motor

O e-208 GT vem com motor de 136 cavalos (100 kW), que entrega instantaneamente 26,5 kgfm de torque. Ele faz de 0 a 100km/h em 8,3 segundos, segundo a Peugeot.

Câmbio

O câmbio tipo joystick tem cinco modos de seleção: P (Park), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último ajuda a regenerar bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

Modo de condução

São três, de acordo com o momento. A função Eco serve para melhorar a autonomia, sacrificando performance. A Drive é um meio termo e a Sport prioriza desempenho, com potência e torque máximos.



Baterias

Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug.

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. 

Caso o motorista use uma estação de recarga de 100 kW, ele consegue carregar 80% da bateria em 30 minutos, garantindo 270 km de autonomia. A bateria tem 8 anos de garantia ou 160 mil km.

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e-208 GT: tempo de recarga até 80%

TipoTempo
1,8 kW*24h56
7,4 kW6h02
11 kW4h03
50 kW53 min
100 kW30 min
* tomada doméstica

Tudo sobre o e-208 GT: outros detalhes

O e-208 GT é a versão topo de linha na Europa. Mas para rodar no Brasil, o time de engenharia da Peugeot teve que mexer no carro para se adequar às condições de pavimentação.

Uma das mudanças foi na proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi reforçado, assim como o sistema de climatização, que consegue trabalhar com mais calor, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo.

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