Site francês detalha como vai ser o SUV compacto, uma derivação do Citröen C3.
Em mais uma clara movimentação de mercado em direção a “suvização”, a Stellantis já prepara terreno para fabricar o Peugeot 1008 no Brasil, novo SUV de entrada e que possivelmente será também o novo modelo de entrada da montadora, aposentando assim o 108, que nem chegou ao Brasil e será vendido só até o fim do ano na Europa, sem deixar substituto.
O projeto é chamado internamente de P44, que trará ao mercado, em 2025, um SUV compacto de 4,15 centímetros de comprimento, muito próximo do tamanho do Peugeot 2008. Será fabricado no Brasil, na fábrica de Porto Real/RJ, além de na China e na Índia.
Será um carro mais rústico, digamos assim, para os padrões europeus, mas deverá ter uma versão ‘européica’: um elétrico que poderá ser vendido no continente europeu – e possivelmente apenas lá. Será chamado de Peugeot e-1008 e será parecido com o Renault 4 électrique (veja foto ao final do texto).
As informações foram colhidas pela revista francesa L’argus, que comparou o novo modelo com o Ford Ecosport em tamanho e acabamento. A publicação relembrou o único modelo da série 1000 feito até hoje, carro que o 1008 não deve se espelhar. Lançado em 2005, o 1007 era um monovolume com estilo de Fiat Idea, mas maior, com direito a uma porta elétrica de correr, que se movimentava ao toque de um botão da chave.
O 1007 foi um fracasso nas vendas e durou apenas meia vida, saindo de linha em 2009. Agora será diferente, garante a Peugeot.
O 1008 será uma derivação do Citröen C3, com quem dividirá a plataforma CMP. A Stellantis prepara para o primeiro semestre do no que vem (e não mais este ano) um novo C3. Será algo parecido com o que é feito hoje entre Polo e T-Cross, com dois carros de tamanhos e acabamentos diferentes sob uma mesma plataforma.
O 1008 receberá mais sofisticação e maior preço e é uma clara amostra do reposicionamento de marca feito pela Stellantis com as duas marcas francesas, tornando a Peugeot mais cara no nosso mercado.