Nivus e T-Cross chegam à linha 2022 com pequenas alterações; trabalhadores amargam incertezas.
Um gosto agridoce. Assim ela trabalha o segundo semestre. Por um lado, a Volkswagen lança modelos 2022, atualiza sua linha, pensa seus produtos futuros, mas ao mesmo tempo convive com a falta de produção em boa parte de suas fábricas.
Por causa da falta de semicondutores, agora na Malásia, país onde a pandemia de Covid-19 se agravou, trabalhadores da fábrica da Volkswagen em Taubaté/SP vão voltar a entrar em férias coletivas. 800 deles haviam acabado de voltar ao trabalho, na última segunda-feira (16), e no final do mês vão voltar a parar os trabalhos. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.
Segundo a entidade, a pausa será de 10 dias, com início em 30 de agosto. Não é a primeira vez que os funcionários da montadora voltam ao trabalho e já sabem que vão sair de novo. Isso já aconteceu em junho. No total, será a quinta paralisação na fábrica de Taubaté apenas em 2021. A unidade fabrica Gol e Voyage.
Em São Bernardo do Campo/SP, onde são montados os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro, os funcionários voltam de férias coletivas no dia 28 de agosto. A unidade de São José dos Pinhais/PR, onde é feito o T-Cross, é a única em operação no momento.
Em meio às dificuldades, a montadora alemã acaba de lançar versões 2022 de seus principais modelos: Nivus e T-Cross.
T-Cross 2022
SUV mais vendido do Brasil em 2020, o T-Cross acaba de receber novos itens (nem tantos assim). Por outro lado, a VW admite o fiasco da versão manual e acaba de retirá-lo do catálogo. Foram apenas 14 unidades vendidas de janeiro a junho, apenas 0,05% das vendas de toda a linha.
As novidades são o novo painel digital recebido do irmão maior Taos, já a partir da versão 200 TSI. A partir do Comfortline o modelo recebe o volante do Nivus, alinhado ao novo padrão visual da montadora, que inclui o novo logo da VW. As versões Comfortline e Highline recebem – finalmente – carregador de celular por indução.
Toda a linha sobe de preços, em média R$ 3 mil. A Sense continua sendo a versão de entrada, a partir de R$ 93 mil (descontos para público PCD). Ela vem com calotas de aço e sem central multimídia, uma barbaridade por quase 100 paus, é bom lembrar.
Nivus 2022
Se o T-Cross ganhou alguns poucos equipamentos (junto com um aumento de preços), o Nivus perdeu. A versão Comfortline, que podia ser bem equipada com o pacote que incluía, por exemplo, o ACC, agora não pode mais. O controle de cruzeiro adaptativo agora é exclusivo do Highline. Nem mesmo a central multimídia Composition Touch vem de série na Comfortline.
Um claro downgrade da VW para evitar uma alta de preços – e o fim de uma pequena canibalização, já que muitos compradores acabavam preferindo a versão mais barata com opcionais do que a Highline.
Fora isso, o Nivus ganhou uma nova cor na topo de linha, o Azul Biscay, presente apenas nas versões GTS de Polo e Virtus. Mas nada ainda da versão esportiva para o coupé, como muitos pedem. A Volkswagen foi bem conservadora nessa atualização 2022.
Preços: o Nivus, por enquanto, mantém os valores atuais: R$ 101 mil para a versão Comfortline (mais pelada, lembre-se) e R$ 115 mil na topo de linha.