Prova estava no calendário desde o início, mas dependia do controle da pandemia para ser mantida.
O Governo do Estado de SP confirmou que a Fórmula 1 voltará ao Brasil depois de dois anos de ausência provocada pela pandemia. O governador João Doria e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes fizeram a confirmação em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no começo da tarde desta segunda-feira (16).
A prova está marcada para o fim de semana de 5 a 7 de novembro, com a “Sprint Race” – a chamada corrida de sábado, novidade em 2021.
O GP São Paulo (não mais GP Brasil) estava no calendário desde o início do ano, mas dependia do controle da pandemia dentro do país para ser ratificado. Durante a confirmação, o governador disse que serão gerados 8 mil empregos e impacto econômico de R$ 670 milhões. É bom lembrar que o estado ainda tem média diária de mortes por Covid-19 na casa das 260 por dia, e o país, por volta de 860/dia.
Ainda há uma chance de mudança na data. O governo pediu oficialmente para trocar de dias com o GP do México, e assim fazer a corrida em Interlagos no fim de semana de 12 a 14 de novembro. A direção da F1 ainda não se pronunciou.
Ingressos
Cerca de 40 mil ingressos já haviam sido vendidos, antes mesmo da confirmação. Agora, uma nova carga, de 20 mil ingressos, será colocada à venda a partir de 27 de agosto para quem estiver cadastrado na fila de espera, no site oficial do evento. A Eventim fará a comercialização das entradas.
Segundo o governo, será necessário apresentar carteirinha de vacinação e testagem antes do acesso. “Todos os ambientes de acesso serão controlados. Fora que os espaços terão álcool em gel, a obrigação do uso da máscara, aferição de temperatura e outras estratégias estão sendo adotadas, como exigência de vacina e testagem 48 horas antes do acesso”, citou o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Sprint Race
Assim como já tivemos no GP da Inglaterra, com vitória de Max Verstappen, Interlagos vai receber a “sprint race”, também chamada de corrida de sábado. Nela os pilotos largam para uma corrida de 100 km e os três primeiros pontuam (3, 2 e 1 ponto), e formam o grid de largada para o domingo.
É um artifício que estreou em 2021, mas que pretende seguir para os próximos anos, se agradar. Antes de Interlagos, os fãs vão experimentar a novidade durante o GP da Itália, em 12 de setembro.