Montadora japonesa cresceu 43% nas vendas de julho e assumiu a segunda posição das marcas que mais vendem no Brasil.
Julho foi mais um mês terrível para as montadoras no Brasil. A crise mundial da falta de componentes eletrônicos continua obrigando as empresas a operarem em “marcha lenta” e as exceções são Fiat e Toyota, que conseguiram aumentar expressivamente as vendas. A Fiat cresceu 64% em relação ao mês de junho. A Toyota, 43%.
Os dados foram divulgados pela Fenabrave e o ranking completo você acompanha no TurboMercado.
A Fiat é a única que segue desde o início do ano surfando na dificuldade das outras. A empresa alega que fez um forte trabalho junto aos fornecedores e por isso mantém sua produção. O reflexo disso é que quase todos os modelos da empresa seguem vendendo como nunca. O Argo liderou o ranking do mês, seguido da Strada e do Mobi.
Toyota Corolla Cross
O grande destaque é o novato dos SUVs, o Toyota Cross, que já é o terceiro modelo desta categoria mais vendido. Ele teve 5068 unidades emplacadas e é o oitavo veículo mais vendido no país em julho, considerando todas as categorias. A Hilux também foi bem e é o décimo veículo mais vendido do país. Com esses resultados, a Toyota emplacou 18598 veículos e assumiu a vice-liderança entre todas as marcas.
Outro SUV novato, o Taos, ainda segue em baixa e ainda disputa vendas com os Tiggos, na parte final da tabela. Porém, a Volkswagen também vive problemas de produção com a falta de eletrônicos no mercado.
A Hyundai segue firme com o HB20 e o Creta e conseguiu se manter na média de vendas que já vinha conseguindo nos últimos meses. A Jeep, que é do mesmo grupo que a Fiat, colocou o Renegade novamente como o SUV mais vendido no mês. Ele é seguido de perto pelo irmão Compass.
Duas picapes merecem destaque no ranking de julho. A Renault Oroch, sempre apagada nas vendas, atingiu a marca de quase 2 mil emplacamentos e subiu 16 posições no ranking. A Ford Ranger é o veículo da Ford mais vendido no Brasil e vendeu quase o mesmo que a Oroch.
O destaque negativo segue com a Chevrolet, que segue com muitas dificuldades com fornecedores. A empresa, que até o ano passado liderava o ranking geral e também o ranking dos carros com o Onix, agora é apenas a sétima montadora em vendas.
O Onix vendeu em julho pouco mais de 1300 unidades, ficando atrás do Volkswagen Polo e do Fiat Siena. Superou o Volkswagen Fox, que está em seus últimos meses de vendas.