BMW já tem 30% de domínio de mercado. Mercedes e Audi, que sempre faziam pódio, foram ultrapassadas pela Volvo.
De cada 10 carros premium vendidos no Brasil em 2021, 3 são BMW. É com este domínio de mercado que a gigante alemã comemora suas operações no Brasil. Em um ano de incertezas, tanto econômicas quanto estruturais, a montadora conseguiu crescer suas vendas em mais de 42% e ainda vir saltar seu domínio de mercado em 5 pontos percentuais, atingindo uma folgada liderança entre marcas premium.
A Mercedes, tradicional rival, perdeu tanto em vendas (3% de queda) quanto em fatia de mercado (-3,4pp), sendo ultrapassada pela Volvo. A sueca, que vem de um ano forte em marketing, conseguiu alavancar suas vendas, sobretudo no segmento de SUVs e alcançou a vice-liderança.
Já a Audi, que formava a trinca de alemãs na liderança do mercado, fechou o semestre apenas na quarta colocação, apesar de um ligeiro crescimento em vendas.
Confira o ranking de vendas de jan/jun 21, em comparação com jan/jun 20.
POS. | MARCA | VENDAS | VAR. | PART. | VAR. |
1 | BMW | 6.577 | 42,9% | 30,1% | 5 pp |
2 | Volvo | 3.872 | 43,9% | 17,7% | 3 pp |
3 | Mercedes | 2.983 | -4,8% | 13,7% | -3,4 pp |
4 | Audi | 2.902 | 9% | 13,3% | -1,2 pp |
5 | Land Rover | 2.713 | 13,1% | 12,4% | -0,6 pp |
6 | Porsche | 1.732 | 31,7% | 7,9% | 0,7 pp |
7 | Mini | 487 | -7,4% | 2,2% | -0,6 pp |
8 | Subaru | 250 | 62,3% | 1,1% | 0,31 pp |
9 | Lexus | 180 | -48,9% | 0,8% | -1,09 pp |
10 | Jaguar | 129 | -74,4% | 0,6% | -2,16 pp |
Liderança entre marcas premium: Segredo é produzir aqui
A BMW é a única das gigantes alemãs a produzir no Brasil. A montadora fabrica em Araquari/SC tanto a Série 3 quanto o X1, dois sucessos de venda. Na contramão, a Mercedes fechou a fábrica de Iracemápolis, em dezembro passado, e agora colhe essa perda em vendas. A Audi conseguiu algo parecido, depois que encerrou a produção em São José dos Pinhais para investir em importados.
Mas tanto Mercedes quanto Audi não deixaram de lucrar. Trazendo carros importados a preços maiores, eles perdem em vendas, mas a lucratividade por modelo é maior, segundo as fabricantes.
Já a Volvo, que não produz carros de passeio no país – apenas caminhões, ônibus e tratores – viu o crescimento surgir de um franco investimento em marketing, sempre eficiente.
Premium ainda para poucos
O que os números revelam, além das posições entre as empresas premium, é a baixa inserção que estes carros possuem no nosso mercado. Enquanto a média global de veículos premium é de 10% do mercado, no Brasil essa fatia está na casa dos 2,7%, mostrando que se carro já é coisa para poucos, carro premium é para uma elite ainda menor.