5 tecnologias que vão estar em todo carro do futuro

Carro que não liga se você não pagar o boleto; carro que desvia do acidente para você. E que tal mudar a cor?

O mercado automobilístico está em constante busca de novas tecnologias. Cada empresa costuma focar em um item específico e, ao final do processo, temos vários avanços, em várias áreas ao mesmo tempo, já que todas costumam absorver o que as rivais criaram.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já foi assim com os airbags. A tecnologia apareceu apenas nos carros mais caros. Hoje, por força de lei, todo carro que sai de fábrica vem com o item de segurança. O parking assist é outro exemplo. Criado pela Volkswagen, ele está em praticamente todas as grandes marcas do mercado, embora ainda em alguns modelos, em versões mais caras.

Separamos abaixo tecnologias que devem estar em todos os carros do futuro. A maioria é para ajudar na eficiência ou na segurança, mas não só isso.

1 – HUD com realidade aumentada

Os chamados head up displays já estão disponíveis num bom número de modelos no Brasil. Mas eles devem ganhar mais tecnologia no futuro e se tornarem quase que a ‘primeira tela’ do motorista.



Sem deixar de olhar para o trânsito e tudo mais em volta, o HUD tende a acrescentar elementos à cena, garantindo uma melhor e mais segura condução.

O sistema mostrará, por exemplo, um animal atravessando a pista, criando um alerta visual e ajudando o motorista a tomar a melhor decisão.

A Volvo é uma das que mais investem no dispositivo, que em breve devem estar em seus modelos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

2 – Detecção de bicicletas

5 tecnologias carro do futuro

Os sistemas de detecção de bicicletas já existem em alguns carros de luxo, mas em breve vão estar em todos os modelos, como item de fábrica.

O equipamento dá aos ocupantes sinais visuais e de áudio se eles estiverem prestes a abrir uma porta na frente de um ciclista ou pedestre que se aproxima. Ele também avisa o motorista quando uma bicicleta está no ponto cego lateral, evitando uma colisão ao mudar de faxa.

A principais entidades de defesa da segurança no trânsito pedem que as autoridades incluam as bicicletas no rol de detecções do sistema de frenagem automática de emergência, o que deve acontecer.


3 – Direção de emergência

5 tecnologias carro do futuro

Falando em frenagem automática de emergência, já presente em muitos carros, um outro sistema que promete vir com tudo é a direção automática de emergência.

Desta vez, em vez de apenas frear, o carro irá esterçar o volante automaticamente, evitando uma colisão, ou reduzindo o impacto da batida. O sistema fará uma leitura do trânsito e, ao perceber a freada busca à frente, irá frear e jogar para o melhor lado.

Vai depender de muitos testes, porque o sistema terá que comprovar que jogou para o lado certo, por exemplo. Assim que bem testado, será um importante aliado no trânsito.


4 – Troca de cores on demand

5 tecnologias carro do futuro

Nem toda tecnologia será para aumentar a segurança ou a eficiência do carro. Atendendo a um público cada vez mais exigente quanto a personalização, o carro do futuro não terá mais uma única cor.

O Turboway mostrou que a BMW já tinha apresentado uma tecnologia voltada para aqueles que enjoam fácil com a cor do carro. Daquela vez, a empresa alemã conseguiu ‘apenas’ personalizar o carro em tons de preto, cinza e branco.

Agora, sai o monocromático e entra a cor, de fato. A própria BMW apresentou a tecnologia mais trabalhada, ainda em protótipo. Agora é possível escolher entre 32 cores externas, com trocas em segundos.

Além de agradar o gosto do cliente, a tecnologia vai ajudar, sim, na eficiência dos modelos. Em breve, será possível deixar a cor do carro no automático e, assim, em dias quentes e ensolarados, ele irá colocar uma cor que evite o maior aquecimento do veículo, economizando no uso do ar-condicionaro, por exemplo.

Outro uso futuro: durante uma emergência, todos os veículos mudarão as cores para tons neutros, deixando o veículo de socorro mais visível no trânsito. Parece interessante.


5 – Apagão em caso de conta atrasada

A tecnologia também irá trabalhar contra o motorista. Neste caso, contra os motoristas caloteiros.

Um novo sistema pode dar às montadoras a capacidade de desligar a energia de um veículo ou desativar algum recurso se, por exemplo, o motorista atrasar o pagamento.

A Ford já criou uma tatente a respeito, que lhe permitiria desligar o ar condicionado, rádio, controle de cruzeiro, chaveiros remotos ou outros sistemas, de forma individual. Ou, em casos mais extremos, de todo o carro. Será possível, também, emitir um som desagradável, caso o motorista tente dar a partida.

A medida dependerá, ainda, de uma aprovação legal. É difícil dizer se irá pegar no futuro, ainda mais depois que entidades de direito do consumidor já criticaram o sistema. A Ford disse à Bloomberg que não tem planos de usar a tecnologia. Mas então por que criou a patente?

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários